Cliente:
Fosfértil S.A.
Obra:
Ampliação da área de estocagem de gesso
Local:
Uberaba – MG
Produto utilizado:
Geocomposto Drenante ROMA DRAIN
Data:
Novembro de 2009 a Junho de 2010
Quantidade: Geocomposto = 52.200 m²

Necessidade da Obra

Com a necessidade de ampliação da área para estocagem de pilhas de gesso, a Fosfértil buscava soluções para isolar do meio ambiente os resíduos gerados pela mineração.

case-roma-pilhas-gesso-1 Fosfértil S.A. – Ampliação de área de estocagem de gessoProcesso Construtivo

Elaborado pela Ardaman & Associates Inc. (EUA), o projeto está dotado de sistema drenante para detecção de vazamentos, sistema de ventilação de gases, sistema impermeabilizante e sistema de drenagem superficial. Foram utilizados 52.200 m2 de Geocomposto Drenante Romadrain 900/1GT e 2GT. O projeto da Ardaman & Associates Inc. exigiu controle rígido de qualidade na fabricação, seguindo as especificações mais recentes do mercado mundial. Foram feitas análises desde a matéria-prima até o produto final, com a realização de ensaios a cada 1.000 m2 do produto fabricado.

case-roma-pilhas-gesso-2 Fosfértil S.A. – Ampliação de área de estocagem de gesso
case-roma-pilhas-gesso-3 Fosfértil S.A. – Ampliação de área de estocagem de gesso
case-roma-pilhas-gesso-4 Fosfértil S.A. – Ampliação de área de estocagem de gesso
  • As propriedades avaliadas foram:
  • Gramatura
  • Espessura
  • Resistência à tração
  • Transmissividade
  • Índice de fluidez
  • Teor de negro de fumo
  • Densidade

Acima do subleito foram posicionadas, de acordo com o projeto, faixas de Geocomposto drenante (formado por Georrede tridimensional de PEAD) para formar o sistema de detecção de vazamentos do sistema. Acima do sistema de detecção de vazamentos, foram previstas uma camada de areia (20 cm) seguida por uma camada de argila compactada (30 cm). Acima da camada de argila compactada, foram posicionadas faixas de 2 m de largura do Geocomposto Drenante Romadrain 2GT com a função de ventilação de gases, evitando subpressão na Geomembrana, de forma a garantir uma boa instalação da manta de PEAD.

Como sistema de impermeabilização, foi prevista a utilização da Geomembrana de PEAD de 1,50 mm texturizada em ambas as faces. Em trechos definidos do Projeto foram posicionados Out–Lets para drenagem superficial.

Resultados

A área foi ampliada, podendo suportar até 80 metros de pilhas de gesso, em uma área Base de 370.000 m2 e uma área revestida total de 550.000 m2.
Obra construída com todo o rigor técnico, garantindo a preservação do meio ambiente dos resíduos gerados pela Mineração.

case-roma-pilhas-gesso-5 Fosfértil S.A. – Ampliação de área de estocagem de gesso
case-roma-pilhas-gesso-6 Fosfértil S.A. – Ampliação de área de estocagem de gesso
case-roma-pilhas-gesso-7 Fosfértil S.A. – Ampliação de área de estocagem de gesso

Rev.: 01
Data 27/03/2013