Cliente:
NOMA
Obra:
Muro de Arrimo
Local:
Tatuí – SP
Produto utilizado:
Geocomposto Drenante ROMA DRAIN 2GT
Data:
Maio de 2016

Necessidade da Obra

A Noma foi Fundada em 1967, em Maringá (PR), a empresa é uma das maiores fabricantes de implementos rodoviários da América do Sul, reconhecida por oferecer as carretas mais leves e robustas do mercado. A empresa, 100% brasileira, possui uma das mais qualificadas redes de distribuição do setor, com 55 lojas em todo o país. Sua estrutura conta com quase 1.600 colaboradores que atuam em uma planta industrial de 175 mil metros quadrados. Atualmente está investindo na construção de uma fábrica em Tatuí, interior de SP.

A construção da fábrica localizada em Tatuí – SP teve início em 2015 com previsão de término para meados de 2017. O projeto do parque tecnológico contempla 23,5 mil metros quadrados de área construída, gerando investimentos da ordem de R$ 75 milhões, envolvendo cerca de 300 profissionais diretos e indiretos até a finalização da construção.

A Noma contatou a equipe técnica da Roma Soluções em Geossintéticos visando a melhor solução para a drenagem dos muros de arrimo, na qual foi indicado o uso do Geocomposto Romadrain GTF e, assim, garantido a impermeabilização da estrutura e a drenagem da água, devido a existência de um filme impermeável em contato com a estrutura, e um geotêxtil nãotecido em contato com o terrapleno.

Processo Construtivo

Para o preenchimento de solo compactado na parte frontal do muro do arrimo (nivelamento para a ligação entre os galpões), gerou a necessidade da impermeabilização e drenagem visando à devida proteção da estrutura. Foi indicado pela equipe técnica da Roma Soluções em Geossintéticos o uso do Geocomposto Romadrain GTF, sendo um composto com o núcleo de Georrede de PEAD, com uma face acoplada a um Geotêxtil NãoTecido e a outra face com um filme de PEAD impermeável, gerando a impermeabilização e drenagem da água e, principalmente, a garantia da proteção da estrutura devido ao esforço do empuxo hidrostático.

As bobinas do Romadrain GTF fornecidas possuem 2,15 m de largura e 30 m de comprimento, que foram dispostas na face até o pé do muro de arrimo (altura máxima de 4 m). Para fixação provisória (até o preenchimento do solo local) foram utilizado os arames dos trilhos das lajes situados na parte superior do muro. Para junção das laterais foram sobrepostas as bordas do Romadrain GTF (conforme foto abaixo), que são projetadas para esta finalidade, visando à eficiência e praticidade na instalação.

case-roma-muro-arrimo-1 NOMA – Sistema de drenagem de muro de arrimo

Figura 01: Junção laterais com a sobreposição das bordas do Romadrain GTF.

 

case-roma-muro-arrimo-2 NOMA – Sistema de drenagem de muro de arrimo

Figura 02: Romadrain GTF instalado e aguardando o preenchimento do solo de nivelamento.

O sistema drenante foi desenvolvido com valas de 0,30 m, compostas por tubo drenantes, Geotêxtil nãotecido e brita. Esta configuração atua como sistema de drenagem de fundo da estrutura, evitando o acúmulo de água no pé do muro e garantindo a condução das águas de chuva para longe da estrutura. Abaixo segue croquis do sistema de drenagem Romadrain GTF.

case-roma-muro-arrimo-3 NOMA – Sistema de drenagem de muro de arrimo

Figura 03: Croquis do sistema de drenagem Romadrain GTF.


case-roma-muro-arrimo-5 NOMA – Sistema de drenagem de muro de arrimo

Figura 04: Sistema de drenagem em fase de construção.

Resultados

Os muros de arrimo foram executados e protegidos com o sistema Romadrain GTF, chegando a uma altura de até 4m, nivelando os acessos entre galpões.

case-roma-muro-arrimo-4 NOMA – Sistema de drenagem de muro de arrimo

Figura 05: Galpões nivelados.

Rev.: 01
Data 01/04/2013