Cliente:
PCH Carandaí – LSM Brasil S.A
Obra:
Canal de Adução – PCH
Local:
São João Del Rey – MG
Produto utilizado:
Geocomposto Drenante ROMADRAIN 2GT
Geomembrana GEOROMA 1,5 mm (Geomembrana em PEAD)
Data:
Novembro de 2010
Quantidade: Geomembrana = 9.932 m²

Necessidade da Obra

O canal da PCH Carandaí possui 80 anos e trabalha na geração de energia para o consumo da própria indústria. Com 800 m de comprimento buscava-se uma solução para aumentar a velocidade do fluxo da água sem que isso erodisse as bordas do canal.

Processo Construtivo

A solução previa gerar o menor impacto possível no canal já construído. Foi programado como sistema de drenagem subsuperficial, a instalação do Geocomposto Drenante RomaDrain 2GT, em toda a base do canal, com saídas de água por meio de tubo dreno a cada 50 m. Para o sistema de impermeabilização, foi prevista a instalação de Geomembrana de PEAD GeoRoma de 1,50 mm de espessura. A grande dificuldade encontrada pela Seagro Engenharia de Impermeabilização para a instalação da manta nesta obra, foi à condição de contorno para a sua fixação. Como solução para este problema, foi sugerida a colocação de sacos de areia temporários na base do canal, junto às paredes visando à conformação da Geomembrana na parede de concreto.

A ancoragem na base superior do canal foi realizada por meio de fincapinos fixados junto ao concreto existente, devidamente espaçados, para garantir uma boa ancoragem da manta. O acabamento na margem direita do canal foi realizado com a fixação de uma cantoneira. Na margem esquerda do canal foi prevista a colocação de Geotêxtil nãotecido abaixo da Geomembrana para protegê-la de possíveis danos.

O acesso ao canal é restrito e fechado em ambos os lados. Esta situação obrigou a Equipe de instalação a soldar a geomembrana dentro do canal, mesmo sendo taludes perpendiculares /retos.

Resultados

O canal foi todo revestido com Geomembrana de PEAD GeoRoma. O serviço de instalação foi executado por uma das Equipes da Seagro Engenharia de Impermeabilização, uma das mais experientes empresas de instalação do Brasil. Com a colocação da manta no canal, espera-se um incremento interessante na geração de energia da Usina devido à diminuição de atrito da água com a manta.

Rev.: 01
Data 28/03/2013

case-roma-canal-2 PCH Carandaí - LSM Brasil S.A. – Canal de Adução

case-roma-canal-1 PCH Carandaí - LSM Brasil S.A. – Canal de Adução

case-roma-canal-3 PCH Carandaí - LSM Brasil S.A. – Canal de Adução

case-roma-canal-4 PCH Carandaí - LSM Brasil S.A. – Canal de Adução