Cliente:
PCH Santa Edwiges I – Rialma S.A.
Obra:
Canal de Adução – PCH
Local:
Próximo a Alvorada do Norte – GO
Produto utilizado:
Georrede de PEAD ROMANET TTG 900
Data:
Junho de 2006
Quantidade: Georrede = 20.000 m²

Necessidade da Obra

O Canal de adução precisava de uma solução para evitar a erosão de suas margens. Como o revestimento tradicional com solo–cimento também poderia ocorrer o processo de erosão devido a velocidade da água, foi necessário buscar-se uma outra opção.

case-roma-canal-aducao-2 Rialma S.A. – Canal de Adução PCH Santa Edwiges I

case-roma-canal-aducao-1 Rialma S.A. – Canal de Adução PCH Santa Edwiges I

Processo Construtivo

A ideia inicial era instalar apenas uma Geomembrana impermeabilizante no canal resolvendo os problemas de erosão; porém após a escavação do mesmo foi possível observar uma rocha aflorante em um dos lados do canal, que certamente emitiria gases prejudicando a Geomembrana e diminuindo seu tempo de vida útil.

A solução escolhida foi a instalação de um Geotêxtil nãotecido para drenagem de gases sobre o trecho de rocha aflorante, e sobre ele 20.000 m2 de Georrede de PEAD Romanet TTG 900 como proteção mecânica da Geomembrana, evitando que a mesma entrasse em contato direto com a rocha aflorante.

Resultados

O canal foi devidamente impermeabilizado, com um sistema de drenagem e proteção adequado, garantindo um bom desempenho do canal de adução para a geração de energia esperada.

case-roma-canal-aducao-3 Rialma S.A. – Canal de Adução PCH Santa Edwiges I

Rev.: 01
Data 28/03/2013