Obra:
Construção de Galpão Industrial
Cliente:
Têxtil Florence
Produto utilizado:
Lona Super
Local:
Jandira / SP
Quantidade:
10.000 m²
Data:
Setembro de 2016

A lona plástica fabricada pela Roma Soluções em Plásticos foi desenvolvida para as mais diversas aplicações na construção civil, onde o processo de fabricação é de “blow film” (extrusão por matriz circular) e a resina é de PEBD (Polietileno de Baixa Densidade), gerando excelente performance mecânica.

Necessidade da Obra

Os revestimentos de alto desempenho são particularmente susceptíveis ao efeito de osmose reversa, também conhecido como umidade ascendente, em que a umidade do solo migra para a superfície em forma de vapor e condensa-se entre o revestimento e o piso de concreto, formando bolhas de água. Este efeito depende de vários fatores, tais como lençol freático alto, concentração de sais na superfície do piso etc. Uma forma de se bloquear está umidade que ascende é criar uma barreira de vapor com lona plástica de alta espessura entre o concreto e a sub-base.

image-01

Processo Construtivo

A preparação do piso é executada com sub-base sobre o subleito executada com brita e pó de pedra, com solo-cimento ou com concreto magro. A presença da sub-base em brita uniformiza o comportamento da fundação e aumenta a resistência, fazendo com que o pavimento e o solo funcionem como um conjunto, absorvendo as tensões decorrentes. A barreira de estanqueidade que evita a umidade ascendente é formada pela lona plástica Roma entre o concreto e a sub-base, instalada com transpasse de 30 cm em suas emendas. A vibração do concreto deve ser muito bem executada para eliminar o ar aprisionado e aumentar o adensamento, evitando a porosidade.

image-02


image-03


image-04

Resultados

Um concreto não curado ou mal curado pode ter resistência à compressão até 30% mais baixa, comprometendo as especificações de projeto e potencializando problemas estruturais. A Lona da Roma Soluções em Plásticos promove um controle eficaz à umidade ascendente, garantindo a qualidade do revestimento de alto desempenho, evitando fissuras na superfície, além de impedir que o concreto fresco se misture com a brita.

image-05


image-06