Cliente:
Viapav Construções
Tipo de Obra:
Aterro de Resíduos Sólidos Urbanos.
Data:
16/06/2016
Local:
Presidente Epitáfio / SP
Produto utilizado:
Reservatório de Geomembrana em PEAD 2,0mm
Quantidade:

Necessidade da obra
O município de Presidente Epitácio, localizado no estado de São Paulo, possui uma população estimada em 43.500 habitantes, sendo famosa por possuir uma bonita orla fluvial às margens do Rio Paraná. É considerada uma cidade turística, pois em períodos de festas, habitantes e turistas da cidade chegam a 93.000 pessoas. Devido ao crescimento populacional, se fez necessário um aterro sanitário eficiente para atender o município de acordo com as normas ambientais brasileiras.

O aterro sanitário é uma técnica de disposição de resíduos que minimiza os impactos na saúde pública e ao meio ambiente. Tal técnica utiliza princípios de engenharia para confinar os resíduos à menor área possível. Para a funcionalidade do projeto são necessários na impermeabilização o uso de dispositivos que suportem substâncias agressivas, condições climáticas, altas solicitações mecânicas e outras condições existentes, consolidando o uso de materiais geossintéticos nestes dispositivos. 

Processo Construtivo
A Fazenda Santa Rosa investe muito no aperfeiçoamento tecnológico, favorecendo o nível de produtividade e, consequentemente, melhorando as condições de sustentabilidade do seu projeto em longo prazo. Além disso, a fazenda possui área de preservação permanente e de matas ciliares. Por estar numa região considerada como uma das últimas fronteiras agrícolas de estado, sua topografia plana favorece a implementação de uma cafeicultura altamente especializada e orientada para a qualidade. A Roma Geossintéticos, em parceria com a Lgeo Soluções Ambientais, executou a confecção dos Reservatórios de Geomembrana.

Captura-de-Tela-2017-03-13-às-20.22.22 Viapav - Aterro de Resíduos Sólidos Urbanos

As Figuras a seguir apresentam a etapa de revestimento da base com a geomembrana de 2,0 mm, que é a comumente especificada para obras deste porte. O serviço de instalação foi executado pela Biogeo Soluções Ambientais 


Captura-de-Tela-2017-03-13-às-20.22.42 Viapav - Aterro de Resíduos Sólidos Urbanos

Captura-de-Tela-2017-03-13-às-20.22.34 Viapav - Aterro de Resíduos Sólidos Urbanos

Resultado
A obra de implantação do Aterro Sanitário foi finalizada conforme a legislação pertinente, atendendo as recomendações da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB, 1999), sendo projetado para receber e tratar o lixo produzido pelos habitantes, reduzindo ao máximo os impactos causados ao meio ambiente e evitando danos a saúde pública. A Figura a seguir apresenta a área revestida em fase final de preparação para o início das operações de confinamento dos resíduos sólidos urbanos.

Captura-de-Tela-2017-03-13-às-20.22.51 Viapav - Aterro de Resíduos Sólidos Urbanos