Saiba as 3 vantagens de usar tela antigranizo na produção de maçã

By 25 de junho de 2018Blog

antigranizo-18-1024x576 Saiba as 3 vantagens de usar tela antigranizo na produção de maçã

O cultivo da maçã é uma atividade agrícola de grande importância socioeconômica em regiões de altitude no Sul do Brasil. Regiões essas que apresentam condições climáticas mais favoráveis ao cultivo da macieira sob o aspecto quantitativo e qualitativo da produção. Tendo a região de Santa Catarina com maior produção, que ganha o título de maior produtor nacional de maçã. Já foram colhidas mais de 590 mil toneladas da fruta em 16.423 hectares plantados. A produção catarinense se concentra nos municípios de São Joaquim, Fraiburgo, Bom Jardim da Serra e Bom Retiro.

Porém a ocorrência de precipitações de granizo é frequente e tem determinado perdas econômicas significativas. Como forma de minimizar os riscos de perdas por conta do granizo, o uso da tela antigranizo nos pomares tem se intensificado.

O granizo ocorre de forma localizada, não atingindo grandes áreas. Dependendo da sua intensidade, pode ocasionar danos substanciais aos frutos, desde queda dos frutos pequenos a deformações e manchas em frutos grandes, reduzindo assim seu valor comercial e capacidade de armazenamento. Em intensidade alta, pode comprometer produções futuras, devido ao dano causado nos ramos e as folhas das plantas, favorecendo o desenvolvimento de fungos causadores de cancro.

A implantação de telas  antigranizo sobre o cultivo de maçã, uva, pêssego e caqui tem ganhado destaque, por proteger os pomares contras chuvas de granizo, danos por queimadura solar e ataque de insetos-praga.

As telas antigranizo são instaladas ao longo da linha de plantio com utilização de arames e coberturas em formato de duas águas, permitindo a queda das pedras de granizo entre as fileiras de plantas.

Veja 3 principais vantagens da utilização da tela no seu cultivo:

Proteção

Promove apenas 18% de sombreamento, tecida com monofilamentos de PEAD, com aditivos para resistir a radiação UV e antioxidantes, que conferem excelente durabilidade e resistência às intempéries, como sol, chuva e granizo.

Redução de pragas e doenças

Diminui a passagem dos raios UV, reduzindo a ocorrências de alguns insetos, pois os mesmos são orientados por esse espectro de radiação e também reduz a queima do fruto. O uso da tela faz com que crie um controle microclimático que controla a temperatura, umidade relativa e luminosidade, podendo diminuir a incidência de doenças em algumas situações.

Vantagem Econômica

Aumento de produtividade, qualidade e precocidade da colheita em épocas desfavoráveis ao cultivo por conta das chuvas de granizo ou em épocas com grande incidência de insetos, são fatores fundamentais proporcionando o aumento da rentabilidade.